CONSULTORIA

Há 25 anos a Ricardo Botelho Marketing atua concentrada no mercado de produtos e serviços para Construção Civil, Reforma e Decoração com abordagens específicas para os setores da indústria, varejo e serviços.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

POSICIONAMENTO

O trabalho começa com uma análise das operações e o levantamento (entrevistas) junto a clientes, especificadores e equipes internas dos pontos fortes e fracos da empresa. Mix de produto, política comercial, canais de distribuição, ações de comunicação estão entre as variáveis analisadas e confrontadas com as práticas dos concorrentes. O produto final é um diagnóstico e um plano de medidas.

ORGANIZAÇÃO DE VENDAS

Aqui são avaliadas as seguintes condições: Perfil da equipe de vendas, estrutura cobertura território, análise desempenho, estutura da carteira de clientes, segmentação de canais, processos e procedimentos, tarefas da equipe de vendas, argumentos de vendas, indicadores e avaliação de desempenho etc.

METAS

As empresas em geral definem Meta através de um número de faturamento que se torna um objetivo para um determinando período. Compreendemos que essa conduta limita o desenvolvimento do profissional de vendas. Nossa visão de Meta está estruturada da seguinte forma: Meta Resultado – um objetivo quantitativo expresso em faturamento e lucratividade. Meta Desempenho – instituir KPI,s (Key Performance Indicators) que possibilite fazer a leitura rápida da situação de cada profissional de vendas e sua Carteira de Cliente, tais como: positivação, aderência da agenda semanal de visitas, concentração das vendas, representatividade dos segmentos potencialmente clientes, client share, market share, cross sell etc. Meta Processo - habilidades e atitudes do profissional de vendas: domínio das características do mercado de atuação, conhecimento de produto e aplicação, técnicas de visita (abertura, descoberta de problemas, indicação de solução e fechamento).

RELACIONAMENTO E ESTÍMULO

O processo de decisão em cada cliente é o fator esssencial no desenho de programas e ações de relacionamento dirigidos a especificadores (arquitetos, eletrecistas, estofadores etc), gestores nos clientes e equipes de vendas. Com grande experiência em criar e gerenciar programas, a Ricardo Botelho Marketing tem em seu histórico a implementação de programas e campanhas estímulo sempre com foco no aumento de vendas. Cases de sucesso: Prêmio Deca, Espaço Duratex, SER Portobello Shop, Criar Portobello, Talent Luxaflex, Mundo Tigre, Senses Formaplas, Núcleo Catarinense de Decoração, Núcleo Paranaense de Decoração, CAK – Karsten, etc.