Há 25 anos a Ricardo Botelho Marketing atua concentrada no mercado de produtos e serviços para Construção Civil, Reforma e Decoração com abordagens específicas para os setores da indústria, varejo e serviços.
O trabalho começa com uma análise das operações e o levantamento (entrevistas) junto a clientes, especificadores e equipes internas dos pontos fortes e fracos da empresa. Mix de produto, política comercial, canais de distribuição, ações de comunicação estão entre as variáveis analisadas e confrontadas com as práticas dos concorrentes. O produto final é um diagnóstico e um plano de medidas.
Aqui são avaliadas as seguintes condições: Perfil da equipe de vendas, estrutura cobertura território, análise desempenho, estutura da carteira de clientes, segmentação de canais, processos e procedimentos, tarefas da equipe de vendas, argumentos de vendas, indicadores e avaliação de desempenho etc.
As empresas em geral definem Meta através de um número de faturamento que se torna um objetivo para um determinando período. Compreendemos que essa conduta limita o desenvolvimento do profissional de vendas. Nossa visão de Meta está estruturada da seguinte forma: Meta Resultado – um objetivo quantitativo expresso em faturamento e lucratividade. Meta Desempenho – instituir KPI,s (Key Performance Indicators) que possibilite fazer a leitura rápida da situação de cada profissional de vendas e sua Carteira de Cliente, tais como: positivação, aderência da agenda semanal de visitas, concentração das vendas, representatividade dos segmentos potencialmente clientes, client share, market share, cross sell etc. Meta Processo – habilidades e atitudes do profissional de vendas: domínio das características do mercado de atuação, conhecimento de produto e aplicação, técnicas de visita (abertura, descoberta de problemas, indicação de solução e fechamento).
O processo de decisão em cada cliente é o fator esssencial no desenho de programas e ações de relacionamento dirigidos a especificadores (arquitetos, eletrecistas, estofadores etc), gestores nos clientes e equipes de vendas. Com grande experiência em criar e gerenciar programas, a Ricardo Botelho Marketing tem em seu histórico a implementação de programas e campanhas estímulo sempre com foco no aumento de vendas. Cases de sucesso: Prêmio Deca, Espaço Duratex, SER Portobello Shop, Criar Portobello, Talent Luxaflex, Mundo Tigre, Senses Formaplas, Núcleo Catarinense de Decoração, Núcleo Paranaense de Decoração, CAK – Karsten, etc.